• Falando da experiência pessoal com o GT e outros jogos de corrida!
  • Grupo de campeonatos e amigos de GT
  • Diário de um Piloto, vídeos diversos da série, veja como completar provas, como conseguir troféus e mais!


3 de novembro de 2016

PS4 Pro e o futuro incerto…

source

Em uma semana estará nas prateleiras o PS4 Pro. Não é segredo que sou um grande fã da plataforma da Sony, mas o PS4 Pro é uma quebra de paradigma tão grande e fútil que vejo nele a ruína do sistema de jogos em console como conhecemos a médio prazo e um pesadelo enorme para aqueles que gostam de jogar sossegados diante da TV com uma máquina dedicada a isso. Ele é a imagem de uma indústria sem rumo, perdida nas mãos de quem não pensa como jogador, mas de analistas que não conhecem o que o mercado precisa e se preocupam em criar um caixa que vai ruir com todo o conceito desse segmento.

novo PlayStation 3 Slim

E explico meu ponto de vista. A Sony entrou numa briga que vai certamente perder, porque ela quer competir com PCs quando no momento nem está conseguindo brigar com o Xbox One direito. E nessa de se achar superior em hardware veio o PS4 Pro, para poder respirar nessa briga com um poder superior ao do PS4 “normal” frente ao avanço bem dizer semanal dos PCs. Hoje pode soar legal, teremos (alguns) jogos UHD 4K HDR, mas daqui um ano essa super máquina vai estar datada também. Em dois anos, tempo que tenho meu PS4, ele vai esbarrar num PC mediano que seja focado em games… e aí a Sony poderá partir para o “PS4 Pro 2” e respirar mais um pouco nessa batalha ou partir para um PS5 que não só usaria a mesma arquitetura dos PCs (x86, já usada no PS4 e One), mas que já poderia ser projetado para upgrades (não distante de slots de expansão que já vimos ao longo de gerações de videogames, mas algo mais modular mesmo, como um PC de mesa de hoje).

Disco original do PS1

Porém, antes de falar de futuro vamos nos focar no hoje, e veja só, teremos já agora em linha o PS4 “fat”, que foi substituído por PS4 Slim e o PS4 Pro nesse momento… 3 aparelhos similares, mas não iguais, e isso é um enorme problema para desenvolvedores, porque antes o jogo era feito para a plataforma e “fim”, o jogo estava feito (muito porcamente feito nesses tempos de Internet, cheio de bugs corrigidos por patch via download para desenvolvedores preguiçosos e que parecem não testar seus jogos para coisas básicas, muito diferente do que se via 20 anos atrás). E se a linha de desenvolvimento dos jogos HOJE é orientada pelo PS4 “comum” (slim, a partir de agora) e então otimizar pro PS4 Pro, as desenvolvedoras tem um “duplo” trabalho – pra não dizer triplo se testarem e garantirem que seus patchs não enrosquem no modelo “fat”, coisa que aconteceu com um e outro jogo no PS3 – e eu não demoro a ver que vai ter algum título em um ano, talvez dois no máximo, que seja “PS4 Pro Only”. É a forma do mercado “forçar” passagem e vender de novo o “mesmo” aparelho. Ou mesmo que inverta essa linha e o jogo seja feito diretamente pro PS4 Pro e então capado ao limite pro PS4 comum gerando toda sorte de problemas (desde bugs pequenos, até lag e queda de framerate), coisa já vista em épocas de transição de plataformas (vide PS2~PS3 e PS3~PS4).

E é nesse ponto que vejo que o PS4 Pro é extremamente nocivo para o conceito de console. Primeiro porque ele vem para agregar um conceito oculto de validade ao produto e segundo porque ele próprio vai se sucatear competindo com os PCs e será iminente a necessidade de um “upgrade”. Imagine estar em 2019 e nascer o “PS4 Pro2”. Imagine o desenvolvedor de jogos querer lançar um jogo para PS4 se preocupando com fat, slim, Pro e Pro2, será que veremos capricho para o modelo “velho”? Duvido demais disso…

SNES

E aí entra a coisa que faz um console ser um console, pra mim ao menos, que é (primeiro) o hardware ser padronizado e (segundo) você colocar o jogo nele e rodar, direto, sem rodeios e sem instalações. O fim da era do PS3 e o PS4, nesse momento, já mataram o segundo item e, em uma semana, estarão matando o primeiro item. Diferentemente do meu SNES, que 25 anos depois eu posso pegar, instalar e ligar com um cartucho para sair jogando em 2 minutos, o PS3 em grande parte e o PS4 inteiramente, não vão chegar neste dia. Em 15 anos o PS4 vai ter boa parte de sua base morta (por ser só online e estar sem servidores operando). Em 25 anos será uma peça de museu limitada, longe de seu auge, coisa que vemos em um Mega Drive ou SNES hoje.

primeiro gran turismo

O resultado do PS4 Pro no mercado, sem dúvida, vai ditar o que será e se é que será o PS5. Mas a Sony vem perdida desde 2012, basta ver o PS Vita que morreu por falta de suporte da própria Sony, mesmo focado com o hardware robusto (um ótimo portátil, mas mais morto que vivo), o 3D naufragou depois de uma forte campanha para PS3 (não vejo muito disso no PS4), agora eles vem com PSVR caríssimo e, junto, PS4 Pro, que chega junto com uma visível oferta para venda de TVs 4K com HDR (as mais recentes), como visto com o 3D. É hardware demais para pouco software. E se tem uma coisa que aprendi com a história e com a própria Sony que desbravou o mercado com o PS1, os fracassos de Philips e Panasonic (3DO), Apple (Pippin), a veterana Sega (Saturn, Dreamcast) e a grande Nintendo (N64) lá nos anos 1990 é que vence a plataforma que tem mais jogos, não importa o quão robusta seja. A Sony não parece ter aprendido nada com o Vita mesmo, que é recente nesse hall de fracassados. E se no lançamento de PS4 e Xbox One, para jogadores de console, a Microsoft era a piada, parece que o mundo deu voltas e hoje a piada é a Sony, que faz os passos da Nintendo de 1995 e caminha rumo ao fracasso escancarado.

De mim, passo PS4 Pro, passo 4K, passo VR, quero um Gran Turismo que não vem e não se justifica a investir tanto dinheiro assim (preferiria um Xbox One do que outro PS4). E até nisso a Sony perderia para o PC, já que no PC meu Logitech G27 funciona e no PS4 não (culpa da Logitech, sim, mas sem nenhum esforço e pressão por parte da Sony para fazer funcionar – coisa que ela fez e muito no passado, algo que a colocou onde está).





Faça seu comentário! »

Você pode seguir as respostas deste post pelo feed RSS 2.0
 

Navegue pelo blog:
 
 
Gostou do blog? Você pode curtir no Facebook:
 
PSN ID: R4-RobsonB
PSN ID: R4-RobsonB
clique ver mais detalhes do meu perfil na PSN