• Falando da experiência pessoal com o GT e outros jogos de corrida!
  • Grupo de campeonatos e amigos de GT
  • Diário de um Piloto, vídeos diversos da série, veja como completar provas, como conseguir troféus e mais!


27 de outubro de 2015

Gran Turismo Sport anunciado

Gran Turismo Sport

Quando o logo da Polyphony Digital surgiu em branco sobre o fundo preto em tela cheia da transmissão da Paris Games Week senti uma euforia que a tempos não sentia, isso porque sabia que logo depois dela viria Gran Turismo. Não deu outra, anunciaram Kazunori Yamauchi para subir ao palco e então começou o teaser que, pra mim como fã da série, fez todo o sentido da palavra. O TEASER!

Parei tudo, sequer piscava. As imagens da transmissão em HD na tela do PC com ele sendo anunciado para o PS4 se pareciam mesmo como aquelas vistas no teaser do Bugatti Vision, claramente, aquele não era mesmo o GT6, mas o GT Sport em um estilo visual que se assemelha ao que temos no modo fotografia desde Gran Turismo 5.

Sobre o teaser

O primeiro momento… vídeos de corridas reais do passado. Se você jogou muito e adorou o Gran Turismo 2, um dos melhores de toda série ainda hoje, certamente a abertura do teaser lhe levou até aquele momento. Um jogo que foi feito para o mundo, com muita variação de carros e traçados e bastante amplo em tudo, então o que se pode esperar mais do próximo Gran Turismo após um fraco GT6 do que isso?! Um jogo feito para o mundo… e para todo mundo, dos 7 aos 77 anos como dito na tela, o que entendo que é do fácil ao difícil.

Então, começam as cenas de CG dos carros dentro do jogo…

E aí você pode passar batido e pensar “não se viu grandes coisas”, quem sabe alguns modelos novos legais e um punhado de vídeos velhos, mas nada tão chamativo assim. Não se engane, está tudo ali, incluindo alguns sinais muito importantes para se observar. O maior deles, o próprio Bugatti Vision, que acredito que seja a possível máquina pra capa do jogo. E explico porque penso isso: o Vision aparece claramente duas vezes sozinho, com destaque no teaser. Surge em detalhes também, como no globo, de maneira sutil. E ele aparece discretamente na cena do piloto com o capacete, desfocado ao fundo.

teaser bugatti 2

teaser bugatti

E ele tem todo esse cenário só para ele. Mas não basta isso, entre as cenas de corridas antigas uma fica muito nítida e chama a atenção, com este carro:

bentley blower

Não ligou o nome a pessoa? Não é um Bugatti, mas sim um Bentley 4,5-Litre, mas mais conhecido como “Bentley Blower”, de 1927, e que correu em Le Mans. Aliás, foi feito especialmente pra esse propósito. Nada mais justo que relembrar o passado da marca daquele carro verde do que resgatar na história Le Mans de 1930, o palco dos Bentley Boys, como eram conhecidos nesse período os pilotos dos carros da marca inglesa. E só se pensa em resgatar o Bentley se ele tiver um papel de destaque. Mas onde o verde da Bentley se funde ao Vision da Bugatti, que é quem está em destaque? Bom, nesse mesmo período a prova era dominada pela Bugatti e seu Type 35 (evoluído ao Type 35B depois nesse mesmo período), que era tipicamente azul, ou seja, essa imagem relembra justamente o rival da Bugatti e é uma referência do projeto.

A outra opção é o novo Miata. Motivos não faltariam… ele é um lançamento, é japonês, tem um peso enorme em seu nome e aparece 3x em ângulos diferentes no teaser com riqueza de detalhes de cair o queixo. Mesmo assim, me parece não ter a imponência necessária para desbancar o Bugatti desse lugar. A seu favor, porém, as capas de GT2 japonês (Honda S2000) e, ainda mais improvável, a de GT3 A-Spec (Acura CL Type-S).

teaser mazda miata 1

teaser mazda miata 2

teaser mazda miata 3

Exibido num grau de detalhismo que faz os premium do GT5/GT6 ficarem feios… e claro, não apenas mostrando sombras, mas reflexos do sol em pontos brilhantes, algo que é muito mais próximo de Driveclub visualmente que Gran Turismo 6, sinal do poder da engine no console mais potente, com direito a escrita em relevo no pneu e a pintura dele com uma profundidade nunca antes vista na série.

teaser pneu alta resolução

E pra quem gosta de Lamborghini, como eu que amo a marca, uma ótima novidade:

teaser veneno

A Lamborghini Veneno finalmente chega na série e em sua melhor forma. Mas nessa cena acima, dê atenção a sombra 3D perfeita do cenário (que lembra muito os de exibição do Forza, por sinal), um modo discreto de demonstrar que não estão brincando e estão totalmente focados no Sport para PS4 e não no PS3 mais.

teaser am gt

Além da Veneno, finalmente dará as caras a minha não tão favorita AMG GT, que substituiu a SLS GT3 (ao fundo), o novo R8 LMS e o R18 e-tron quattro.

teaser r8 lms novo

teaser audi r18

Os modos de jogo

GT Sport - FIA championship

O próximo Gran Turismo virá com novidades, com destaque principal a fixação de um campeonato junto a FIA, oficial, com direito a premiação anual e entrega do prêmio em cerimonial durante o fim de cada ano em Paris (um dos motivos do anúncio na Paris Game Week, e também pela França ser o berço do esporte motorizado, nas palavras de Kazunori).

Gran Turismo Sport - campeonato FIA anual, com premiação em Paris

Vem também as copas por país, com direito a país contra país, num claro gesto de ser a competição o maior enfoque do novo título, como eu havia predito no Diário de um Piloto 16.

Gran Turismo Sport - Campeonato por país

E é claro, o tradicional desafio entre marcas também estará presente, com fãs de todas as marcas competindo por elas entre si!

Gran Turismo Sport - campeonato por marca

Isso reforça que eu estava certo ao falar no episódio 16 que “O GT7 tem tudo para ser o jogo da competição, em si”, ao que tudo indica, é o foco do próximo Gran Turismo.

O Vision ampliado

Sem dúvida, surpreende que a união com a FIA seja tão propagada na apresentação, com enfoque não apenas no Projeto Vision GT, mas claramente orientado a tudo que envolva o esporte motorizado pelo tempo. O que parece é que a homologação com a FIA não se resume apenas a certificação das pistas, mas a eventos esportivos, quem sabe a abertura a etapas de diferentes tipos de competição que estejam sob a tutela da FIA, dentre elas a F1 (que expira o contrato da CodeMasters neste ano).

Gran Turismo Sport - dirija pelos próximos 100 anos

Pra quando?

Essa era a pergunta que todos queriam a resposta. O Beta se inicia para a comunidade do Gran Turismo (uns dizem aberto, eu entendo que é pra quem joga o GT6 no PS3) em 2016 (acesso ao jogo somente no PS4). E certamente eu irei estar lá! 😀

Gran Turismo Sport - BETA 2016

Certamente virá com novos carros e projetos futuristas a bordo, as mais importante que isso, virá com uma linha de tempo do jogo em que nós mesmos estamos no meio desse caminho. Daí o novo slogan:”Keep Making History” (“Continue fazendo história” numa tradução livre). E o logo do Gran Turismo Sport, branco com dourado. Ainda mais fundo nas novidades do GT Sport, ao ser perguntado no palco sobre o uso do dispositivo PlayStation VR, Kaz disse que será muito natural o uso do VR, o dispositivo de realidade virtual ainda a vir para o PS4 que permite que o movimento da sua cabeça controle a câmera do jogo (item muito bem vindo no caso de um jogo de corrida, para o uso de espelhos sem botões e uma visão o mais realista possível), sem contar a possibilidade de navegar pelo carro livremente com o dispositivo movimentando a cabeça e se inclinando para ver itens mais atentamente.

Gran Turismo Sport - slogan

Ansiedade é o que nos espera até lá…

teaser piloto 2

teaser piloto 1

Obrigado Kaz. Mesmo com a demora e um GT6 incompleto, tem tudo para se redimir no Gran Turismo Sport se cumprir em 2016 tudo que mostrou e falou em minutos! E eu falei no começo do Bugatti Vision, olhe ele na imagem acima… desfocado.

OBS: Notei, mas não comentei originalmente aqui, a presença de vários Porsches históricos nos vídeos de abertura do teaser, outro que expira contrato em breve com a EA é a empresa de Stuttgard, pode ser sinal de boa notícia. (e quem sabe mereça uma capa, caso ocorra).





9 comentários

Faça seu comentário! »

    Simplesmente maravilhoso, quero ver segurar a ansiedade agora.

    Comentário by Luciano Alves — 27 de outubro de 2015 @ 21:36 PM



    Mais uma vez, Robson comprovando que entende de GT…parabéns amigo.

    Comentário by Anselmo Claudio — 28 de outubro de 2015 @ 07:50 AM



    Obrigado! 😀

    Comentário by RobsonB — 28 de outubro de 2015 @ 07:57 AM



    Com tanto novidade, só falta disponibilizar uma atualização para aceitar os outros volantes também. G27, G25 entre outros!! 😉

    Comentário by FlavioMoc — 28 de outubro de 2015 @ 19:05 PM



    Sonho de consumo… mas aí é interesse das empresas, não limitação técnica…

    Comentário by RobsonB — 29 de outubro de 2015 @ 13:53 PM



    Ronbson muitos parabéns pela sua dedicação a serie que eu tanto amo Granturismo. Quero mencionar um pormenor que reparei no teaser, na imagem vista de cima onde estão vários carros em pista e tu até comentas o detalhe das árvores, ai tem mais um carro novo, um Austin GT3. Corrige-me se estiver errado.
    Comprimentos

    Comentário by @fredyzord — 28 de outubro de 2015 @ 21:02 PM



    Ronbson muitos parabéns pela sua dedicação a serie que eu tanto amo Granturismo. Quero mencionar um pormenor que reparei no teaser, na imagem vista de cima onde estão vários carros em pista e tu até comentas o detalhe das árvores, ai tem mais um carro novo, um Austin GT3. Corrige-me se estiver errado.

    Comentário by @fredyzord — 28 de outubro de 2015 @ 21:28 PM



    Robson muitos parabéns pela sua dedicação a serie que eu tanto amo Granturismo. Quero mencionar um pormenor que reparei no teaser, na imagem vista de cima onde estão vários carros em pista e tu até comentas o detalhe das árvores, ai tem mais um carro novo, um Austin GT3. Corrige-me se estiver errado.

    Comentário by @fredyzord — 29 de outubro de 2015 @ 08:16 AM



    É um Aston Martin GTE. Novo mesmo. E até que enfim. Não apenas ele, mas Veneno, novo Miata…

    Comentário by RobsonB — 29 de outubro de 2015 @ 15:03 PM



Você pode seguir as respostas deste post pelo feed RSS 2.0
 

Navegue pelo blog:
 
 
Gostou do blog? Você pode curtir no Facebook:
 
PSN ID: R4-RobsonB
PSN ID: R4-RobsonB
clique ver mais detalhes do meu perfil na PSN