• Falando da experiência pessoal com o GT e outros jogos de corrida!
  • Grupo de campeonatos e amigos de GT
  • Diário de um Piloto, vídeos diversos da série, veja como completar provas, como conseguir troféus e mais!


1 de novembro de 2014

Meu primeiro contato com GT

Eu havia contado na Retrogamer, em 2010, como foi que conheci o primeiro Gran Turismo, como se deu a entrada dele na minha vida. O ano era 1997, eu nunca tinha escutado nada sobre ele, em boa parte por morar no interior do estado, sem acesso a revistas especializadas e numa era muito antes da Internet. No meu cotidiano a presença era de jogos como Top Gear 3000 (SNES) e, quando ia na cidade vizinha, alugar umas horas de Rage Racer, que foi título que me motivou a comprar o primeiro PlayStation (isso ainda em 1996, mas só o consegui em abril de 1997).

primeiro gran turismo

Nessa época proliferava os cds piratas e o PS1 decolava de sua luta contra o Nintendo 64. Recordo que os preços dos jogos variavam de 5 a 12 reais, dependendo do título e dos cds que vinham inclusos, isso nos camelôs de Porto Alegre (RS), onde eu ia uma ou duas vezes ao ano. Numa delas, munido de 50 reais para a compra dos jogos que eu iria detonar nos meses seguintes surgiu, meio tímido, o GT. Era a primeira compra que eu faria desde abril, porque o o meu PS1 veio com 10 j0gos junto, com títulos como Impact Racing (um jogo frenético de corrida e tiros que tinha um Dodge Viper vermelho na capa com dois canhões giratórios de 6 canos no lugar de cada farol de neblina), Andretti Racing (com Indy e Nascar) e, óbvio, o Rage Racer. Entre os 10 estava também Castlevania: Symphony of the Night.

PlayStation, GT e cabeleira
Eu, em 1997… PS1, GT e muito cabelo…

Gran Turismo eu havia visto num vídeo do demo disc que vinha em todos os PlayStation da época. Este vídeo foi o primeiro vislumbre e a razão de eu ter visto e lembrado de Gran Turismo nessa primeira compra pós-aquisição do console. Mas isso ficou guardado por muito tempo, até que agora, fazendo umas capturas para outras coisas do canal no Youtube, eis que acabo por me deparar com este conteúdo. E é exatamente este primeiro vídeo acima que foi o meu primeiro contato com o que se tornaria uma das minhas paixões, dedicado pelo automobilismo, a corrida na classe Turismo, os carros de passeio… o mundo de Gran Turismo.

Disco original do PS1

Veja que o vídeo que veio no Demo Disc 5 (o que veio no meu console), é arcadista demais, muito mais do que o jogo final, com carros andando com duas rodas na parede… fica a lembrança deste momento, talvez se não fosse aquele disco preto que veio no PlayStation me apresentar esse jogo,eu teria passado batido pelo Gran Turismo e o tivesse trocado por outro jogo e este blog aqui estivesse falando de outra coisa agora (como Castlevania, por exemplo).





4 comentários

Faça seu comentário! »

    Robson, por falar em antigas experiências em simuladores de corrida do passado na época do PS2 havia o controverso (e desconhecido) "Enthusia", da Konami.
    Feito pra rivalizar com a série GT tinha seus prós e contras.
    Pessoalmente acho que é um jogo competente no que concerne aos gráficos e serve como "catálogo digital" de alguns modelos de carros, mas acho que é só isso.
    Se o assunto é "simulação" eis um jogo que até vale espiar como curiosidade.
    Keep it up the good work!

    Comentário by Coveirinho Pop — 5 de novembro de 2014 @ 11:35 AM



    Bah, me recordo bem dele, tenho aqui o Enthusia pra ele. Faltou aquele empuxo de propaganda, porque o jogo era competente mesmo.

    Comentário by RobsonB — 5 de novembro de 2014 @ 14:16 PM



    Robson, por falar em antigas experiências em simuladores de corrida do passado na época do PS2 havia o controverso (e desconhecido) "Enthusia", da Konami.
    Desenvolvido para rivalizar com o nosso GT é um jogo competente no que concerne aos gráficos e serve, agora, como um bom "catálogo digital" de marcas e carros.
    Se o assunto é simulação, eis aí um título que merece uma avaliação descompromissada e sem maiores expectativas, apenas como referência de uma época (2005).
    Um abraço e continue com o ótimo trabalho!

    Comentário by Coveirinho Pop — 5 de novembro de 2014 @ 11:43 AM



    Enthusia era ótimo, mas teve o "azar" de bater de frente justamente com o GT4, imenso e muito bem construído.

    Comentário by RobsonB — 5 de novembro de 2014 @ 14:16 PM



Você pode seguir as respostas deste post pelo feed RSS 2.0
 

Navegue pelo blog:
 
 
Gostou do blog? Você pode curtir no Facebook:
 
PSN ID: R4-RobsonB
PSN ID: R4-RobsonB
clique ver mais detalhes do meu perfil na PSN