• Falando da experiência pessoal com o GT e outros jogos de corrida!
  • Grupo de campeonatos e amigos de GT
  • Diário de um Piloto, vídeos diversos da série, veja como completar provas, como conseguir troféus e mais!


14 de outubro de 2014

As motos de Gran Turismo

Tela de abertura GTHD E3
A tela de abertura diz tudo do que se trata este demo de Gran Turismo para a E3

Sempre quis falar e documentar isso aqui no blog, porque volta e meia as pessoas não acreditam muito que aquele excelente – diga-se  de passagem, realmente excelente e ímpar – Tourist Trophy, ainda nos idos do PlayStation2, estava para ser incorporado ao massivo título principal da Polyphony, o Gran Turismo. A ideia era colocar motos e carros dentro do mesmo jogo, e se especulou até mesmo a inclusão de caminhões, mas este até onde sei estes últimos ficaram apenas no boato mesmo.

corrida de motos no PS3
Dá um nó olhar uma foto de motos com o logotipo do Gran Turismo, mas é isso mesmo

As motos, entretanto, são outra história e estavam mesmo para ser inclusas no GT5, que deveria ter sido lançado apenas um ano e meio depois daquela hoje distante E3 do ano de 2006, em dezembro de 2008. Num primeiro momento elas até deram as caras e era possível, na demo do GTHD desta E3 2006, até mesmo correr lado a lado, com motos e carros, e assim se sucedeu até que alguma coisa fez o Kaz voltar atrás nessa ideia e remover as motos do jogo final. Eu acho péssimo, porque incluir um modo TT dentro do GT seria o sonho de consumo da maioria dos jogadores de corrida. Possivelmente o maior problema tenha sido relacionado com a física do GT quando tomou forma no 5, impossibilitando o uso das motos sem ajustes específicos para elas e, quem sabe, isso tenha levado a PDI a se desestimular de desenvolver um ramo para motos dentro do jogo de carros.

GTHD E3 -moto correndo no GT
Não é montagem, é uma moto correndo contra carros dentro do Gran Turismo

Isso não impediu que fossem feitos alguns poucos registros na E3 do que seria o começo do desenvolvimento do Gran Turismo HD, que era basicamente um GT4 com 12x mais resolução de texturas rodando a 1080P (sensivelmente acima dos 1080i gerados no PS2 com cabo componente). E o jogo não estava ruim, vale salientar isso, mesmo que “feito por cima”, o trabalho geral estava bem executado e rodava sem falhas. Do pouco que vi em vídeos, seria satisfatório ter GT4 em HD dentro do PS3.

menu do jogo

A tela de seleção de veículos, um tanto resumida por se tratar de uma demo, contava com um pouco de tudo, um modelo JGTC, um LMP, um WRC, um de rua moderno, um clássico, um pequeno, uma formula e, ao que interessa nesta postagem, não uma, mas 3 motos! Duas 1000cc e uma 250cc. Curioso sobre como era a corrida, bom, achei um vídeo em que é possível, no meio dele, ver esse mix de carros e motos correndo.

Então, sim, um dia existiu a possibilidade de motos estarem no Gran Turismo. Quem sabe agora, que o Kaz vai precisar inovar se quiser se manter a frente dos outros jogos de simulação para consoles, a ideia não volte no GT7, dentro do PS4…





4 comentários

Faça seu comentário! »

    Como sempre uma bela matéria, tomara que o Kaz tome jeito e faça mesmo a incorparação das 2 formas de jogo, carro e moto na série GT

    Comentário by Vitor Correia — 14 de outubro de 2014 @ 13:42 PM



    Man, achava que só eu enxergava a beleza do Tourist Trophy!
    O jogo é muito bacana e realmente deveria ser continuado.

    Comentário by Coveirinho Pop — 16 de outubro de 2014 @ 15:52 PM



    Com certeza, maior burrada da PDI foi parar ele ao invés de forçar caminho para um modo dentro do GT.

    Comentário by RobsonB — 18 de outubro de 2014 @ 02:42 AM



    […] pra quem procura o link que falo, é este aqui. Gostou? Compartilhe, tweet isto clicando […]

    Pingback by Blog RobsonB » YZF R6 RM em Nürburgring | Tourist Trophy — 5 de maio de 2015 @ 14:10 PM



Você pode seguir as respostas deste post pelo feed RSS 2.0
 

Navegue pelo blog:
 
 
Gostou do blog? Você pode curtir no Facebook:
 
PSN ID: R4-RobsonB
PSN ID: R4-RobsonB
clique ver mais detalhes do meu perfil na PSN