• Falando da experiência pessoal com o GT e outros jogos de corrida!
  • Grupo de campeonatos e amigos de GT
  • Diário de um Piloto, vídeos diversos da série, veja como completar provas, como conseguir troféus e mais!


24 de maio de 2014

O drama da Bertone

Em meados de março deste ano, precisamente no dia 18, veio a tona que o Gruppo Bertone estava mais uma vez a beira da falência e poderia ser liquidada de vez caso não surgisse nenhum comprador para a sua parte restante, de design. Foi uma notícia triste, porque ela é uma marca com alguns carros bastante icônicos e que emprega cerca de 200 funcionários na área automotiva. Porém, é inegável que ela vem se despedaçando ao longo dos anos, perdendo sua unidade de fabricação – vendida pra Fiat ainda 2009–, quando passou para um segmento de fabricação sob encomenda, de luxo, que fracassou e já estava sem funcionar por 2 meses, desde janeiro deste ano.

Lamborghini Miura promovida no GT5

Em se tratando de presenças no Gran Turismo é inegável o destaque da Lamborghini Miura no GT5 e, ainda no seu embalo, no 6. No 5 ela era tão imponente, que foi usada em material promocional para demonstrar a qualidade dos modelos do jogo e era extremamente bem usada pela máquina nas provas sazonais, que colocava a P400 na frente de carros maiores, como a Murcielago, no jogo.

Lamborghini Countach LP400 74

Correndo por fora dos holofotes, temos ainda outras Lambo, a Countach, que poderia ter sido melhor explorada ainda no GT5, mas que veio standard, e finalmente, no 6, a Diablo SV. E a lista não é pequena, há a Cizeta-Moroder V16T, que deu as caras ainda no GT4 do PS2. Cabe, ainda, nos nomes Opel Kadett e Astra, embora não estejam no jogo (o Astra até que sim, na versão DTM, ao lado do Tigra, ainda no GT2). Os nomes não param, há ainda dois Alfa Romeo, o GTA e o Giulia, e o que eu acredito que seja o ponto mais alto deles sem considerar as Lamborghini, o Lancia Stratos.

Lancia Stratos

Além da Lamborghini e do Lancia, a Bertone ainda assina a Ferrari 250 GT SWB by Bertone, mas ela não é e nem se parece em nada com a 250 GTO que temos no GT6, longe disso, porém quem sabe no futuro da série ela ainda possa dar as caras. É visível que o ponto mais alto do Gruppo foram dos anos 1960 até 1990, embora a Bertone ainda tenha feito aparições – em seu site aparece até 2013.

Vision no GT6

Bertone Vision

Eles ainda participam do projeto Vision GT com um carro, cuja única imagem de sketch publicada em sua página dentro do jogo até o momento é essa acima. O projeto me parecia promissor, com alguns spoilers, mas se eles forem a falência definitiva, é provável que o projeto nunca saia dessa imagem – a menos que o grupo do Gran Turismo, na Polyphony, abrace o projeto, por exemplo, ou a Bertone seja aglutinada por outra empresa (como foi com a fábrica e a Fiat).

Bertone Vision Gran Turismo concept design sketch preview

Em um vídeo promocional do Gran Turismo 6 escapou essa outra imagem acima, do que seria a visão de topo do Bertone Vision, que me pareceu um tanto quanto um carro do Batman dos anos 1990, só que branco. E isso é tudo o que se sabe do projeto e também da empresa, pois o destino do gruppo de passado histórico estava por ser decidido, caso aparecesse algum comprador, até o final de abril e já chegamos ao final de maio praticamente. E como desde março se está sem notícias, possivelmente nada aconteceu desde então e ela esteja se encaminhando para o fechamento definitivo… infelizmente.





Faça seu comentário! »

Você pode seguir as respostas deste post pelo feed RSS 2.0
 

Navegue pelo blog:
 
 
Gostou do blog? Você pode curtir no Facebook:
 
PSN ID: R4-RobsonB
PSN ID: R4-RobsonB
clique ver mais detalhes do meu perfil na PSN