• Falando da experiência pessoal com o GT e outros jogos de corrida!
  • Grupo de campeonatos e amigos de GT
  • Diário de um Piloto, vídeos diversos da série, veja como completar provas, como conseguir troféus e mais!


12 de setembro de 2013

Entrevista com Lucas_Raptors

LucasNo final de agosto falei com Granfer100. Meio que por acidente se converteu em uma entrevista e, é claro, não poderia deixar de conversar e publicar aqui o papo com outro nome bastante popular no universo brasileiro de Gran Turismo. Em se tratando de Brasil, ou mesmo em escala mundial, o Lucas da equipe Raptors coleciona triunfos que olhando apenas os troféus do jogo já nem expressam mais como referência. Recordes sólidos que me fazem duvidar que ele seja até mesmo humano, dado o nível asiático dos desafios.

Brincadeiras a parte, o mais divertido é que, tanto um, quanto outro, são caras simples e acessíveis, sem estrelismos, falando despretensiosamente e com naturalidade sobre o jogo com entusiasmo e paixão. Mas antes de começar a conversa, quero destacar que antes de o conhecer pela Internet, eu havia visto um vídeo e na época nem sabia que era justamente do Lucas. Então, pra situar você, este é o primeiro vídeo que vi dele guiando:

A única razão de estar colocando este vídeo antes da entrevista é para que você, ao ler estas linhas, tenha em mente que o sujeito simples das respostas faz ouro no desafio do Vettel usando o câmbio H do volante. E que, assim como o Granfer100, estamos falando aqui de um campeão. E além da velocidade em comum, ambos são Paraná e tem a mesma idade, 26 anos.

BlogRobsonB – câmera tu costuma usar pra correr?
Raptors_Lucas – Do capô e dos relógio. Mas mais a do capô.

BlogRB – Me impressiona nos teus replays, do que vi até agora, a tocada que tu dá nos carros, é muito limpa, tu leva os pneus ao limite de quase destracionar, mas sem perder aderência, sem borracha queimando, sem fumaça, e deslizando nas curvas com muito domínio sobre a transferência de peso do carro. Transmite uma sensação de que tu faz tudo com muita facilidade… tu sempre guiou assim no Gran Turismo ou tu tem treinado esse limite ao longo do tempo no jogo?
Lucas – Cada carro é uma forma de pilotar, aí sempre tentei ir no limite de cada modelo, como cada carro reage de uma forma nos pneus, a aderência e tal, mas (no fim) tudo é só questão de treino.

BlogRB – Quanto tempo, em média, tu dedica ao Gran Turismo?
Lucas – Quando estava de feiras ficava mais tempo, umas 4 horas no dia, mas agora só jogo às vezes, sem compromisso, quando estou sem nada pra fazer. E é claro, passo dias sem jogar também.

BlogRB – Curte outros jogos ou o tempo é todo dedicado ao GT?
Lucas – Até que curto, mas o gosto por carros, pilotagem, velocidade é tão grande que não dá vontade de jogar outra coisa a não ser o Gran Turismo.

BlogRB – Além do GT5, que outros GTs tu pegou?
Lucas – Joguei somente o primeiro quando era criança. Fiquei anos sem jogar vídeo-game, mas como curto corridas e na época GT4 veio com tudo, já demostrando ser um simulador bom, eu comecei a jogar ele. Foi um excelente jogo, e por isso vim para o GT5.

BlogRB – Pelo que sei, tu usa hoje um G27, né? Jogou GT5 no controle ou foi só no volante?
Lucas – Joguei no controle também. Tenho uma platina com outra conta (lucasumu) que foi conquistada no controle, só depois comprei o G27, em 2012, e comecei a jogar no volante. Tem um vídeo meu no YouTube em que corro com um G25 o desafio do Vettel. Aquela foi a primeira experiencia no volante, mas ele não era meu, peguei emprestado de um amigo e fiquei 2 semanas só com ele antes de pegar o G27.

BlogRB – É aquele vídeo que tu destrói o desafio com câmbio manual? (e que você que está lendo deve ter visto no começo desta postagem)
Lucas – Sim, é aquele do câmbio manual, aquilo foi em 2011, como vi que me adaptei rapidamente ao volante, resolvi comprar um em 2012.

lucas g25

BlogRB – No caso, se adaptou MUITO rapidamente! Tinha experiência com carros antes disso?
Lucas – Não, só tinha a vontade mesmo de pilotar algo que seria veloz, nem que fosse em um simulador.

BlogRB – Tanto amor pela velocidade, há algum modelo que seria pra descarte na série, algum que não precisava estar lá?
Lucas – Descartar não, não gosto muito de carros lentos, mas pra atingir todos os públicos e ser bem completo é bom ter vários modelos mesmo, gostaria de acrescentar a Porsche para ver como seria no Gran Turismo a condução.

BlogRB – E os RUF?
Lucas – São bacanas, seria  bem complicado se fizessem um TT com eles, a galera iria se matar… kkkkkkk

BlogRB – Fora do GT, algum outro jogo em especial?
Lucas – Não, na verdade nem de vídeo-game não curto tanto assim. Como disse, o sangue de piloto que corre dentro de mim é que me faz jogar o simulador. (:

BlogRB – E chegou a ver os simuladores de PC? Os mais de ponta, tipo iRacing?
Lucas – Já vi só em vídeos, mas nunca joguei.

BlogRB – Perguntei ao Granfer se ele viu o Project Cars, que como eu dizia a ele, acho que pode ser o primeiro rival a altura pro GT no PS4. Viu o PCars, o que achou dele?
Lucas – Vi um vídeo, me parece ser muito interessante. Parece que vai bater GT6 nos gráficos, aí irá levar alguns jogadores da série para lá, mas os fãs fiéis de GT ficarão… rsrs

BlogRB – E o novíssimo PS4? Vai pegar na saída ou vai ficar curtindo GT6 no PS3 até sair o GT7 pro novo play?
Lucas – Nem pretendo compra-lo, pois estou bem parado com os games, vou acompanhar só GT mesmo… rsrs

BlogRB – E pilotar no mundo real, tentou algo profissionalmente?
Lucas –  Bom, só corri de kart por brincadeira, a primeira vez que corri em Santa Catarina o dono do kart já achou que eu era experiente, porque dei voltas nos meus amigos que já haviam corrido várias vezes por lá, mas nunca tentei nada por falta de oportunidade, quem sabe se o GT Academy vier a ter versão no Brasil em 2014, eu possa ingressar.

BlogRB –  Tu tem alguns recordes bem sólidos em se tratando de GT5… platinar em 2 semanas eu acho que é o maior deles de que tenho notícia, alguns outros números no currículo que queira destacar?
earth_globe_522Lucas – Pior que a platina de 2 semanas que é o meu recorde de 2011 até hoje é impressionante mesmo, eu achei que alguém iria bater meu recorde, pois sinceramente não achei o mais difícil. Foi mais difícil pra mim ficar no Top10 do ranking mundial nos eventos TT (Time Trial, o contra-relógio) por 18 vezes, sendo que em uma destas tenho que destacar uma do Nissan GT-R, que foi o record mundial e a única do mundo feita com o câmbio automático, onde muitos falavam que era impossível. E logicamente ficar em primeiro no Brasil na disputa do GT Academy de 2012 e 2013, que foi algo muito difícil também, por ter ótimos pilotos aqui no Brasil, a exemplo do Granfer e PBonelli, que sempre estão bem e, claro, muitos outros que nem citei o nome.

BlogRB –  O carro favorito do Granfer é um GT-R R35 Black Edition do GT Academy 2012, e você, qual o seu carro favorito no jogo?
Lucas – Por ter treinado muito com ele no TT e ter obtido meu melhor desempenho em um TT, meu favorito é o Nissan GT-R Black Edition do GT Academy 2012.

BlogRB –  versão normal ou tunada?
Lucas – A versão tunada.

Nissan GT-R Black Edition tuned na Piazza Duomo GT5
O GT-R mais envenenado de fábrica disponível no Gran Turismo 5!

BlogRB –  Vocês são quase unânimes com relação ao carro, me parece que o Godzilla tem uma legião de fãs! Há algum tipo de tração que mais curte no jogo?
Lucas – Por jogar em diversos carros nos TTs e tal, não tenho essa preferência amigo, pego gosto do carro na hora, independente da tração.

BlogRB – E alguma pista favorita, que dá pra passar o dia dando voltas sobre voltas sem enjoar?
Lucas – Ahh, sem dúvidas é Nürburgring Nordschleife! Favorita pra tudo!

BlogRB –  Na hora de escolher os carros nas TTs, tu vê o que os outros usaram ou tu vai por si mesmo?
Lucas – Dou uma olhadinha pra ver.

BlogRB –  E a questão das assistências do jogo?
Lucas – Os recordes são com tudo desligado pra não prender o carro na pista, então me acostumei com tudo desligado. É mais difícil no início, mas depois se acostuma.

BlogRB –  E o ABS desligado…. é possível ou é uma assistência que se faz obrigatória?
Lucas – ABS ligado, desligado é só pra quem tem muito costume de guiar assim. Eu deixo sempre ABS=1.

BlogRB –  E o novo GT6, expectativas?
Lucas – Expectativa de ser mais real em relação ao carro na pista e, claro, nos gráficos, que acho q vai melhorar mais em relação a questão da demo do GT Academy, com pistas diferentes, mais carros novos, etc…

BlogRB –  Qual a impressão do GT Academy 2013, que usa a engine do GT6, curtiu o que viu?
Lucas – Curti, achei mais real pra guiar, no inicio é complicado, mas depois de alguns treinos vai se acostumando com o carro novamente, então creio que irá melhorar muito ainda no jogo completo.

BlogRB –  Tu platinou, claro, é um dos teus recordes, mas fechou 100% de progresso também?
Lucas – Platinei 2 vezes. A primeira vez sim, fechei 100% em tudo, na segunda não, foi 97% porque foi pra tentar fazer em tempo recorde e daí fiz mais no modo B-Spec.

BlogRB –  E as provas de 24h, lembra de que carro usou para completar?
Lucas – Como joguei sozinho, usei o Red Bull X2010. Mas foi pela estratégia de correr, abrir várias voltas na frente e depois poder descansar, se não iria ser osso. Eu descansava e deixava os outros carros me passar, que depois ainda buscava de boa e descansava mais até completar a corrida.

Traseira da miniatura do Red Bull X2010 Prototype

BlogRB – Então passou as 24 horas direto, numa pegada?
Lucas – Sim, na época que fiz não existia o modo de salvar no pit, mas usei a estratégia de abrir as voltas na frente e depois deixar ligado rodando e descansar e quando os carros passavam e abriam voltas eu começa a correr, passava eles novamente e abria várias voltas e voltava a descansar mais… rsrs

BlogRB –  E a equipe Raptors? Quando entrou, como começou nela, está participando de eventos pela equipe atualmente?
Lucas – Entrei em 2012, comecei brincando em salas online, depois joguei um campeonato e ganhei (: , mas atualmente estou meio parado, nunca mais joguei lá e estou jogando bem pouco atualmente, coisa de 1, 2 vez na semana e olha lá.

***

Nessa segunda etapa, com a conta da equipe e com o volante, ele possui hoje pouco mais de 98.000 kms rodados no jogo. E, claro, pra quem quiser ver o Lucas_Raptors em ação no Gran Turismo, basta ir diretamente no canal dele no YouTube (ou procurar pela sua ID em eventos sazonais, nas classificações, em muitas dá pra ver o replay). Eu também irei compilar alguns e disponibilizar também no meu canal. Então, se liguem no YouTube (e no Facebook também!).

Depois de conversar com o GRANFER100 e com o Lucas, naturalmente meu empenho pessoal quanto ao hábito de treinar no Gran Turismo aumentou sensivelmente e até estou retomando o desafio X. E é isso que espero passar para você que está lendo. Que lhe desperte a vontade de treinar mais e se tornar um piloto virtual melhor!





2 comentários

Faça seu comentário! »

    […] segundo cálculos, exatos 1030 dias para eu obter o Gold Standard, logo abaixo. O mesmo que o Lucas fez em inacreditáveis 14 dias, mas que como ele mesmo disse, o que vale são os 100%. Rodei mais de […]

    Pingback by Blog RobsonB » Platinei o meu Gran Turismo 5 — 30 de setembro de 2013 @ 22:57 PM



    […] empurrar pra outro momento?! Bom, foi o que aconteceu com essa série de recordes feitas pelo Lucas, que capturei e acabei perdendo em meio aos tantos arquivos de captura que tenho aqui e estou […]

    Pingback by Blog RobsonB » Recordes de Lucas_Raptors — 9 de setembro de 2014 @ 18:14 PM



Você pode seguir as respostas deste post pelo feed RSS 2.0
 

Navegue pelo blog:
 
 
Gostou do blog? Você pode curtir no Facebook:
 
PSN ID: R4-RobsonB
PSN ID: R4-RobsonB
clique ver mais detalhes do meu perfil na PSN