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13 de abril de 2013

Ferrari 599 GTB Fiorano em Bento

Em abril do ano passado eu fiz um pequeno book da Ferrari 599 GTB Fiorano, no Gran Turismo 5. Foi um dos poucos que fiz na tentativa de resgatar alguns dos mais belos e interessantes carros da série que, por qualquer razão, acabaram de lado no andamento do jogo. E de lá pra cá, quase um ano se passou, eu jamais pensei que veria ou mesmo entraria numa destas fora do mundo virtual. Como disse um ano atrás, é um dos carros que está acima da média no GT5, mesmo um tanto subestimada para ser uma Ferrari de topo.

Ferrari 599 GTB Fiorano - porta do acompanhante aberta
Interior limpo. Note que há difusores de ar laterais, passando pela porta

Ferrari 599 GTB Fiorano - passagem de ar pra porta

Ferrari 599 GTB Fiorano - traseira
E ali estava ela, estacionada, recepcionando quem olhasse de fora

Não por culpa dela, acontece que quando se chega neste ponto, o próprio jogo não oferece muito espaço pra Fiorano e já surgem modelos de corrida para tirar o brilho destes super carros homologados para a rua. De fato, a origem do nome representa muito a identidade dela… o 599 vem do motor de 6.0L (5.999cc, embora esse valor varie ligeiramente), o GTB do italiano “Grand Tourer Berlinetta”, onde o Grand Tourer (Gran Turismo) possui o significado de carro esportivo de luxo para dirigir longas distâncias e o Berlinetta pelo seu formato ser o coupé de 2 lugares. Fiorano, naturalmente, é o berço dela… é onde fica a fábrica da Ferrari que montou a 599 GTB.

Ferrari 599 GTB Fiorano - porta do motorista
Ok, hora de entrar pela primeira vez numa Ferrari, abrindo a porta da 599 GTB

Ferrari 599 GTB Fiorano - soleira
Soleira dela. Por onde se olhe o nome da marca italiana é sempre visto, em todos os cantos

Como só vi em imagens, vídeos e jogos, nunca tive uma noção exata do tamanho deste carro no mundo real. Meu primeiro choque com a realidade foi ao vislumbrar rapidamente um GT-R R35 e me surpreender com o tamanho da barca… as rodas, enormes se comparadas a de outros carros, quando visualizadas em tela dão uma enganosa sensação de que estes carros são ligeiramente menores do que de fato o são. E é esse prisma que quero passar nesta postagem, especialmente aos que ainda não tiveram a oportunidade de ver algum destes carros ao vivo.

Ferrari 599 GTB Fiorano - entrando nela
Tudo feito para rodar rápido e firme, os bancos seguram bem, mas não são tão confortáveis

Ferrari 599 GTB Fiorano - controles automáticos
Muito dela é automatizado, dos faróis (na esquerda) ao estilo de direção (a direita no volante)

Calçada com rodas de 22″ e pneus de perfil baixo, nas imagens (ou no vídeo) ela parece menor do que de fato é. Isso é um grande engano. No vídeo, quando ela está descendo a rampa, se atente aos carros ao redor, como a belíssima BMW branca, e repare que a 599 GTB consegue ser mais baixa e larga que qualquer carro ao seu redor. Com a baixa altura (1,33m) necessária a estabilidade para cruzar a marca dos 300km/h, ela é mais baixa que um Ká ou Corsa dos antigos (que são ainda menores que os modelos mais recentes) e bastante larga (1,96m), tanto que apenas meio metro a mais na largura frontal dela seriam o comprimento de um Smart Fortwo. Mesmo eu, com 1,84m sou menor deitado na frente da larga 599GTB, que é em torno de 40~50cm mais larga que a média dos carros que temos em nossas ruas. Essa diferença quase não deixou espaço pra ela descer a rampa da loja no vídeo.

Ferrari 599 GTB Fiorano - ajustes do banco
Embora eu tenha achado duro, reconheço que com o ajuste certo deve ser um ótimo banco

Ferrari 599 GTB Fiorano - visão do motorista
Fechado dentro dela, é muito bacana, mas sem ajustar o banco me senti mais baixo que devia

Ferrari 599 GTB Fiorano - console central
Detalhe da base do console, caixa sequencial F1 (acionada por borboletas no volante)

Ferrari 599 GTB Fiorano - pedais
Aposto que este é um ângulo inusitado, os pedais da 599 GTB e os detalhes do acabamento

Pra justificar a imensidão do comprimento dela, escolhi um carro que é chamativo pelo seu tamanho e que certamente é um pouco mais fácil de se ver nas cidades brasileiras. O Hyundai Sonata é um carro um tanto comprido e chamativo, ainda assim, ele é apenas 15,5cm mais longo que a Ferrari 599 GTB e seus 4,665m. E mesmo que ganhe numa direção, o Sonata não é mais largo que ela e consegue ser mais alto. Aos amantes de carros antigos, ela é maior e mais baixa que um Santana antigo! É realmente gradalhona.

Ferrari 599 GTB Fiorano - console
Console, com cd-player discreto e o ar-condicionado dual-zone e, ao fundo, encaixe da chave

O que achei da 599 GTB real

Por fim, é claro que irei deixar minhas impressões gerais sobre ela… o ronco é lindo, demais mesmo… é, provavelmente, um dos pontos altos dela e ao vivo é melhor que no vídeo, pois se sente o ambiente sendo preenchido com ele. É música, pra quem gosta. No Gran Turismo é a minha configuração padrão – sem música de fundo, apenas motor. No jogo, porém, o ronco é um pouco diferente, menos grave e há muito ruído de fundo misturado que não estão presentes no carro que vi de verdade. Como jogo com fones, percebo bem aquele “jjjiiiiiiii” das engrenagens, isso não se percebe no carro real… e enfim percebi que a amplitude de som por faixa de rotação do jogo parece muito menor que no mundo real. É engraçado como ao escutar a subida de rotação no final do vídeo, não me lembrou Gran Turismo, mas sim Need for Speed. Ainda assim, o timbre da gravação do jogo lembra em muito o som dela em médias rotações e, o mais incrível, o ruído do motor de arranque é idêntico. Você pode comparar os dois vídeos, o meu e este:

Ferrari 599 GTB Fiorano - traseira
Normalmente removo as placas, mas nesse caso é quase surreal e tive de compartilhar

Entrar nela, porém, sendo um cara que não tem o tamanho de um jóquei, exigiu um pouco mais de vontade, especialmente quando fui entrar no lado do carona e não tive o volante para me firmar e as alças de se agarrar ficam embaixo, ao lado dos bancos, e não no teto como convencionalmente vemos. As portas não são problema, são grandes, mas ela é bem baixa, mesmo. Apesar da estatura, ela compensa deixando espaço para as pernas, com bastante conforto neste sentido. Você pode se esticar dentro dela, então dá pra perceber que viajar nela seria mais confortável que na maioria dos carros.

Ferrari 599 GTB Fiorano - aileron
Quando estava criando a montagem da capa do blog no facebook reparei nesse corte

Ferrari 599 GTB Fiorano - escape e lanterna de neblina
Dois detalhes pouco observados. O escape mais trabalhado que no GT5 e a lanterna de neblina

Ferrari 599 GTB Fiorano - porta-malas Ferrari 599 GTB Fiorano - porta-malas detalhe
O minúsculo porta-malas, com o equipamento básico e algum espaço para bagagem

Ferrari 599 GTB Fiorano - porta-malas abertura
Este é o dispositivo mais macio do carro. Engenhoso, levanta e suspende a tampa traseira

Com exceção do porta-malas, que é um tanto compacto para um carro que poderia pegar a estrada, e certamente do seu consumo para alimentar o V12 de 6 litros, o único item que me surpreendeu negativamente foram os bancos de couro. Eles são macios ao toque, não tão esticados como se vê em alguns carros por aí, mas são duríssimos para ficar sentado. Parado, até, se pode dizer que é uma boa para a coluna, mas andando não deve ser dos mais confortáveis, especialmente com nosso asfalto minguado e costurado a la brasileira, cheio de relevos, onde a suspensão dura dela (que nem se mexeu para eu entrar, apesar dos meus 110kg) deve castigar um pouco quem for se aventurar a rodar. E é uma curiosidade comprovada pelo pessoal que conversei e que passeou nela, os bancos castigam.

Ferrari 599 GTB Fiorano - Cavallino rampante
O corcel negro empinado que tem na lateral da 599 GTB Fiorano

Ferrari 599 GTB Fiorano - Cavallino
Há também a versão cromada dele, na frente e na traseira. Note que os 2 são idênticos (e eu ali)

Ferrari 599 GTB Fiorano - Ferrari logo
E por fim, claro, os letreiros Ferrari na porta, na traseira… até embaixo é capaz de ter!

Curiosidades, por sinal, que não se vê todos os dias, é que além do porta-malas só abrir com a chave dela presente, o porta-luvas também não se abre sem a presença do controle. Descobri, claro, fuçando como sempre, no melhor estilo criança pequena “olhando” – se bem que diante de uma dessas, só sendo muito frio para não se sentir meio criança. Me deparei com algo inusitado ao tentar abrir o porta-luvas e percebê-lo trancado, como me foi informado em seguida pelo vendedor da loja.

Ferrari 599 GTB Fiorano - Pininfarina Ferrari 599 GTB Fiorano - rodas com adesivo original
Pouco – só 4 mil kms rodados, ainda possui adesivo nas rodas –, mas bem usada, como se constata na única imperfeição vista em sua pintura pelo uso, certamente, com potência integral

Ferrari 599 GTB Fiorano - disco de freio
Nada miúdos, os freios de carbono fazem justificar o uso de rodas tão grandes

Falar da loja, por fim, fui muito bem atendido e tive acesso quase total ao carro (com direito a abrir tudo). Nota 10 o pessoal da Pastore car collection. O acesso só não foi total porque, óbvio, não pude dirigir ela. Mas tudo bem, isso seria mesmo pedir demais depois de filmar, com direito a aceleradas, fotografar tudo quanto quis, entrar, abrir, ver, tocar… excelente experiência, proporcionada, claro, pelo pessoal da loja, que tinha um leque enorme de informações que complementaram a visita, com uma conversa bastante amigável (embora eu não tivesse os 1.35 milhão de reais no bolso). No fim, por conta do horário apertado, saí quase que as pressas, orgulhoso da ergonomia e conforto do meu carro, que não é tão comprido, nem tão baixo e quase nada potente comparado a Ferrari, mesmo que fracionado por litro, mas que me permite passar a buraqueira do asfalto de Bento com pouco ruído, macio e, o ponto central, despercebido.

Ferrari 599 GTB Fiorano - motor

Ferrari 599 GTB Fiorano - motor de lado Ferrari 599 GTB Fiorano - motor 6 litros
Porque eu sei que se você está lendo isso, você gosta de motores, aí está ele

Ferrari 599 GTB Fiorano - ante-bloco
Número do chassis e nome dela no bico, a frente do bloco do motor

Ferrari 599 GTB Fiorano - despedida
E foi exatamente com esta imagem, a última foto, que me despedi da Ferrari 599 GTB Fiorano

A seguir, claro, postagem com outros carrões que estavam lá (e que até fotografei, como a réplica do AC Cobra, mas não posto hoje para não tornar este post maior do que já está) e sobre um pouco mais da Pininfarina, o estúdio que desenhou não apenas a 599 GTB, mas muitos outros carros dos sonhos que existem, e que inclui na lista várias Ferraris, dentre elas a F40 e a Enzo.

Continua





3 comentários

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    […] bom, vocês viram que eu já estive bem pertinho de uma Ferrari 599 GTB, não?! Pois bem, estive. E como referência, a baby lambo é menor que a Fiorano. Mas ela não é tão menor assim, é […]

    Pingback by Blog RobsonB » Lamborghini Gallardo em Bento — 18 de agosto de 2013 @ 10:59 AM



    […] abril, exatamente 6 meses atrás, flagrei essa belíssima Ferrari 599 GTB Fiorano aqui em Bento. Fuçando umas velharias, acabei achando as fotos originais daquele dia e não havia colocado […]

    Pingback by Blog RobsonB » Mais da Ferrari 599 GTB Fiorano — 13 de outubro de 2013 @ 06:07 AM



    […] em Bento, entretanto, foi possível chegar bem perto de uma destas máquinas. Quando fui visitar a Ferrari 599 GTB em abril, flagrei alguns carros bacanas que a Pastore tinha a venda, e entre eles havia este Porsche 911 […]

    Pingback by Blog RobsonB » Porsche 911 Carrera S — 4 de dezembro de 2013 @ 21:23 PM



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