• Falando da experiência pessoal com o GT e outros jogos de corrida!
  • Grupo de campeonatos e amigos de GT
  • Diário de um Piloto, vídeos diversos da série, veja como completar provas, como conseguir troféus e mais!


13 de janeiro de 2013

Gran Turismo – 15 anos!

Gran Turismo - 15 anos

Com a correria de fim de ano acabou passando batido o dia 23 de dezembro de 2012, um domingo, em que a série Gran Turismo completou 15 anos. De 1997 pra cá muita coisa mudou, a série passou dos 68 milhões de unidades vendidas na soma de suas diferentes versões – sendo GT3 o título isolado mais vendido –, dos primeiros carros criados com cerca de  300 polígonos, passando pelas versões do PlayStation 2 com modelos de 4.000 polígonos aos atuais carros Premium do Gran Turismo 5 com 500.000 polígonos – quase 1670x mais detalhados que os do primeiro GT, ou pense assim, um único carro premium do GT5 tem mais polígonos que todos os carros dos dois primeiros Gran Turismo juntos!!

E embora o primeiro jogo tenha demorado 5 anos para ser produzido e tenha suas raízes em lá no longínquo 1992 (ainda antes que o próprio PlayStation), quando a Polyphony era uma equipe de apenas 8 pessoas, com o passar dos anos (e das versões), a série cresceu e se fortaleceu, com parcerias fortes como a da Nissan e a criação do GT Academy, o que acaba por deixar um espaço permanente aos jogadores de simuladores ao mundo do Gran Turismo.

Meu primeiro contato

Quando comprei meu primeiro PlayStation, em abril de 1997 – pré-Internet, não custa lembrar –, todos os consoles da Sony na época acompanhavam um Demo Disc para apresentar novos títulos ao público. No meu veio o volume 5, que continha um vídeo do primeiro Gran Turismo. Foi paixão a primeira vista. Ainda me recordo de um Corvette C4 amarelo sendo pressionado pelos outros carros contra a parede em Trial Mountain e andando praticamente de lado, com duas rodas no muro. Na época, pra quem vinha do SNES, era uma simulação de alta qualidade, totalmente 3D – que não tem nada a ver com o 3D propagandeado hoje, mas do momento de passagem do 2D clássico ao 3D – e ultra-realista.

O primeiro Gran Turismo foi motivo de matéria especial na única edição que criei de uma publicação virtual, a Retrogamer.

Retrogamer 01

O GT2 deu as caras em um vídeo mostrando um macete para subir rápido no jogo:

Já Gran Turismo 3, o mais vendido, foi o que menos joguei… passei direto ao GT4, como falei antes, e só fui jogar mais, mesmo, agora com o GT5.

Os 15 anos passaram rápido, devo estar mesmo ficando velho, mas algo em mim permanece novo, quente, que tem sede de conhecimento mecânico, físico, de elementos, de traçados, de diferenças, de modos de fazer e correr… e Gran Turismo me ajudou muito a formar esse meu lado automobilístico, a nutrir minha curiosidade por informações. Por conta dele conheci a Geração Gran Turismo (GGT), grupo que me identifico e corro junto. Hoje, 2013, sigo no aguardo do GT6 como quase todos, espero por novidades… dos 15 anos, somente neste último que entrei mesmo no automobilismo virtual (AV), que comprei volante e tudo mais para levar a simulação um passo mais distante que lá no começo.

É engraçado, estava tudo ali o tempo todo, mas era complicado pra mim me identificar como jogador. Nossa sociedade ainda não vê com bons olhos quem joga, muitos não entendem que existe profundidade em diferentes gêneros e um dos que mais tocam a realidade, por seu contato com provas reais, por estar permeado de notícias sobre carros, é o AV. Que nos próximos 15 anos este espaço esteja mais amplo, seja referência a quem gosta de Gran Turismo e de corridas. Pé embaixo!





4 comentários

Faça seu comentário! »

    Minha historia parece com a sua, joguei GT1.. e joguei muito GT2, no play 2 GT3 e GT4 nao joguei quase nada. estava mais investindo no PC, até comprei um logitech g27 em 2012. agora em 2013 apareceu uma boa oportunidade, e comprei o ps3 com GT5, usados, mas estao bem novos, e junto com o Volante G27, ficou uma blz, tb comprei o suporte pro volante, pq agora estou jogando na tv 47 da sala, apesar de GT5 esta ai a um bom tempo, estou começando agora em 2013.. com todas ajudas desabilitadas, e no modo simulaçao, a diversão está grande.

    Comentário by Thiago — 16 de janeiro de 2013 @ 15:24 PM



    Bem vindo ao vício, heheh… 😀

    Comentário by RobsonB — 16 de janeiro de 2013 @ 21:12 PM



    […] janeiro passado eu havia postado sobre os 15 anos da série, que foi lançada no Japão em 1997 ainda. Bom, 1998 foi quando ela […]

    Pingback by Blog RobsonB » SCEE: 15 anos de GT terá evento especial — 8 de maio de 2013 @ 19:05 PM



    […] história particular de cada um com a maior franquia do PlayStation até agora. E eu já falei dos 15 anos de GT aqui. E também já falei bastante do primeiro Gran Turismo na única edição publicada da Retrogamer, […]

    Pingback by Blog RobsonB » #BestOfGT – Campanha do melhor de GT — 15 de outubro de 2013 @ 14:31 PM



Você pode seguir as respostas deste post pelo feed RSS 2.0
 

Navegue pelo blog:
 
 
Gostou do blog? Você pode curtir no Facebook:
 
PSN ID: R4-RobsonB
PSN ID: R4-RobsonB
clique ver mais detalhes do meu perfil na PSN