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1 de dezembro de 2012

O novo Corvette C7 prototype 2013


O Corvette chega a sétima geração com novidades na condução

Esta semana que passou a Polyphony, em conjunto com a Chevrolet, disponibilizou uma novidade no Gran Turismo 5. Trata-se da inclusão por DLC de um dos modelos mais antecipados a dar as caras no jogo, pois ainda é um protótipo do que pode vir a ser a versão final de um carro. O C7 já havia dado as caras aqui no blog e de lá pra cá isso acabou meio esquecido da minha parte. Bom, o fato é que o render apresentado aqui antes tem elementos que ao que tudo indica se confirmarão, como o farol ser vertical e não mais horizontal ou o vinco no teto ser um pouco mais pronunciado (como visto no Viper) que na geração anterior, o C6.


PolyPhony Digital e Chevrolet apresentando o novo C7 para download na PS Store!

O acolchoado do disfarce tenta esconder o que pode sem afetar o desempenho aerodinâmico do C7, mas não esconde que o bico do está levemente mais pontudo que no C6, os faróis, agora supostamente são verticais, se salientam mais e que no tampão traseiro há um sobressalto no centro como o que se pode ver no Volvo S60 do jogo, mas não tão alto quanto. No ramo da especulação, dizia-se que o primeiro ano do C7 virá com o vidro traseiro bipartido, em referência ao C2, lançado em 1963 (50 anos). O GT5 não mostra por dentro do carro ao olhar para trás, mas olhando de fora o centro do vidro está ali e no modo foto dá pra ver claramente que não tem nada de bipartido no vidro. Por falar de datas comemorativas, seria mais certo ainda esperar para 2013 uma edição especial da Chevrolet, afinal, o primeiro Corvette foi lançado em 1953 (60 anos).


A fim de pegar as chaves virtualmente e levar pra qualquer lugar do Gran Turismo 5?

No Gran Turismo fala que cada foto real (sem a camuflagem, que tem até equipe de design selecionada para fabricar ela) vale US$ 100.000 e que há luzes falsas no carro, então pode ser que mais mudanças visuais estejam nesse cardápio. Eu ainda acredito que faróis dianteiros verticais e 4 luzes traseiras redondas são a regra para o C7. Poderiam ser quadradas, como na geração C4, mas com o Camaro no mercado isso não faria sentido. E fechando a descrição do protótipo afirma que apenas 5 pilotos de elite estão certificados para conduzir o modelo e que nós, jogadores da série, poderíamos nos considerar um novo piloto de teste escolhido, para agarrarmos a oportunidade de aproveitar o novo Corvette antes de todo mundo.


O que mais será que este carro terá e que não está exposto no protótipo?

Levando pra pista


Prazer, meu nome é freio! Pode acelerar a vontade, só cuidado com a dona Suspensão!

É claro que eu não me contentaria em apenas guiar o C7 virtualmente, e para isso me usei do sistema de análise de dados que o GT5 dispõe para comparar diretamente pela extensão de uma pista – Indianápolis Road Course – o novíssimo protótipo com seus antecessores diretos, C6 ZR1, C6 Z06 e C5 Z06, todos em stock, com seus pneus desportivos duros de fábrica. Comecei o dia (literalmente, eram 4:40AM de sexta) com o C7. Fiz 3 voltas e o relógio acusou 1:50.677 na melhor delas. O que me levou a escolher Indianápolis foram as retomadas, as saídas em alta e a estabilidade dos carros, mas sem ser tão afetado pelo terreno como seria em Nürburgring. Óbvio que também não daria tempo de levar para Nordschleife e fazer várias voltas com todos esses carros e ainda ir trabalhar na mesma manhã…

Pra ter um teste justo, desliguei quase todas as assistências, restando ativo apenas o ABS em 1, tomei o cuidado de observar nas configurações dos carros para que tudo estivesse em stock mesmo (embora todos fossem zero km na garagem) e de ligar a redução de aderência para Real. Embora não tenha dado tempo suficiente de testar o consumo virtual, deixei ligado também para ver como seria o comportamento dos pneus nas poucas voltas.

vs Corvette C6 ZR1 (2009)


Modelo mais potente em produção, ZR1 continua na linha mesmo com o C7 na rua

O primeiro concorrente foi, claro, o possante Vette C6 ZR1, de 2009. Algumas tentativas frustradas, mas duas voltas bem feitas e ele virou em 1:46.720, quase 4s mais rápido. E isso em stock, com seus pneus duros. Era óbvio que esse C7 não seria páreo pro ZR1, topo de linha da geração anterior, foi quando voltei pra garagem e olhei as informações dos carros. Surpresa, o C7 tem “apenas” 471cv (529PP) contra os 630cv (570PP) do C6. Apesar de roncar bonito e queimar pneu como num sonho americano, estes mais de 150cv de diferença deixaram o C7 menos competitivo… o gráfico não mentia, o C6 passava marcha mais cedo, tinha uma retomada mais forte, mas algo me deixou instigado, e só isso não explicaria na hora o comportamento muito mais dócil do C7 em pista.


Diferença de tempo foi maior que a esperada e me assustou logo de cara

Como comparação, o ZR1 é o que se esperaria de um Muscle legítimo, com um oversteer fortíssimo nas saídas com pé embaixo, saindo de traseira e até rodando se você não maneirar o acelerador, além da suspensão que parece ser mais dura… no C7 tudo parecia mais controlado, era mais macio, permitia esgueirar, embora essa diferença na suspensão tivesse um preço… de cara, deu pra sentir que se passasse do ponto de frenagem o C7 era o oposto do C6, ele entrava em understeer e abria muito as curvas… mesmo assim eu tinha a certeza de que daria para baixar o tempo, pois entrando certo nas curvas ele transmitia mais confiança de baixar o pé e sair mais rápido… mas isso depois, primeiro eu iria passar para o Z06.


Marcações rosa e branca são do ZR1, note que a retomada do ZR1 é muito superior a do C7

Nota sobre o gráfico:
A faixa branca/cinza representa a velocidade do carro com a linha T baseada na distância. A faixa rosa/vermelha representa a faixa de rotação do motor.


Nas de cima o ZR1, motor LS9 acelerando menos e passando mais cedo de marcha

Nota sobre o gráfico:
A faixa amarela indica a troca de marchas, a faixa azul a aceleração e a vermelha representa o freio, todas baseadas pela distância percorrida como T.

vs Corvette C6 Z06 (2006)

Dos Vettes, este é meu favorito… é o modelo RM (modificado para corrida, um dos poucos do jogo) que mais curto. E gosto justamente por ser assim como o C7, mais tranquilo para explorar a potência. Não se engane, o velho de 2006 tem um motor maior que o ZR1 (são 7L do LS7 contra os 6.2L do LS9), embora menos potente (495cv, 537PP). Em relação ao C7, o Z06 é mais leve (quase 100kg) e tem um motor mais potente. Quatro voltas desajeitadas na pista e saiu um 1:48.593. O Z06 se comportava exatamente como um entreposto dos dois, era agressivo, mas não tanto quando o ZR1… a relação de marchas parecia maior e assim eu passava mais tempo acelerando sobre a faixa ideal de torque dele (que é 500rpm acima do LS9 que tem no ZR1), enquanto que a relação de peso/potência me permitia fazer frenagens menores, similares as do C7. Perdeu pro ZR1 apenas nas retomadas e nas longas retas, onde a potência era a lei.


Começou a escadinha dos tempos

Frente ao C7 o que se passou foi um verdadeiro empate técnico. Quase todos os dados oscilavam juntos e o Z06 só ganhou porque eu já estava com o traçado mais acertado. De diferente apenas o deslocamento lateral, onde a força G parecia maior nas saídas de curvas. No fim percebi o óbvio, que o novo C7 que só vai aparecer em 2013 tem todo o jeito de ser a versão “Z06” da nova geração e, claro, a Chevrolet está guardando seus truques na manga para o futuro, para um C7 “ZR1”. O que tem de diferente? O motor é Geração 5, sucessor do LS9 usado no ZR1, e a suspensão parece ter sido retrabalhada para ficar mais macia que nos C6. O torque em baixa rotação e a retomada são mais suaves no C7 também.


Marcações rosa e branca são do Z06, repare que ambos tem desempenho muito próximo


E esse empate entre o C6 Z06 e o C7 foi na pista toda, com vantagem pro Z06


A marcha do Z06 é mais longa e eu tocava o fundo do acelerador com mais facilidade

vs Corvette C5 Z06 (2004)

Como modelo mais fraco dos carros selecionados (399cv, 509PP) e o último dos Corvettes que levei pra pista, o traçado de Indianápolis estava melhor fixado na cabeça e não foi difícil baixar uma volta a menos de 1:50… brincando, na verdade, fiz 1:49.454, com um gráfico muito próximo do que o C7 gerou, sem me animar muito. O C5 era o que mais balançava nas saídas de curvas, mas como tinha menos potência não tinha força suficiente para se fazer perder seu controle, o que permitia ignorar esse fato e baixar o pé sem os receios que se teria com o C6 ZR1, por exemplo.


Levou por pouco o tempo do C7 do começo


Mais tempo acelerando, mais tempo em marchas mais altas, o C5 convida o pé a ir pra baixo

Retornando ao volante do C7


Meu tempo estava acabando e só restavam algumas voltas para o C7 se sobressair ou falhar

Momento de tensão. Com um traçado melhor, será que o C7 conseguiria acompanhar ou mesmo bater o ZR1. É um Corvette totalmente novo, a nova suspensão é melhor que a do C6, o motor, embora menos potente, responde bem e os freios, caramba, os freios fazem os pneus duros parecerem de pneus corrida, de tão eficientes. Entrei na pista disposto a forçar mais o carro do que quando acordei… a meu favor, voltas e mais voltas no percurso com esses carros de motor V8 e disposição FR. Não demorou e bati 1:47.894, deixando os dois Z06 fora do páreo… mais umas duas voltas, os pneus esquentaram, melhorou mais a resposta e o tempo baixou para 1:47;513. Pronto, o C6 Z06 estava 1 segundo inteiro para trás, mas meu alvo ainda estava adiante. O ZR1 não poderia ser tão superior ao nem lançado C7… poderia?


Com acelerador nervoso, o Corvette C6 ZR1 exige cuidados com o volante

Pneus quentes, entradas um pouco mais ousadas nas curvas e o C7 virou em 1:46.829… quase lá, apenas 109ms atrás do ZR1… a suspensão e os freios compensavam as entradas e saídas de curvas, mesmo que nas retas a velocidade do ZR1 ainda disparasse nos gráficos. Não há como competir contra o LS9 superchared.


Quase uma hora depois o C7 estava muito perto do tempo do possante ZR1

Foi quando, com a Fernanda me chamando pro café da manhã acabei por fazer uma volta mágica, antecipando a frenagem, freiando forte por pequenos períodos que fossem o suficiente para entrar nas curvas de modo certo, mantendo controle e traçando para sair rápido, passando as curvas abertas da pista sem nem freiar, antecipando a entrada de algumas curvas e o tempo baixou… embora tivesse que ter dado várias voltas antes e ter cometido vários erros para ver o limite do carro (e da minha pouca direção no G27, reconheço e não desisto de continuar), enfim, sim, o tempo baixou… e como baixou… ele virou 1:44.514. O protótipo do novo C7 se fez forte o bastante para dar uma rasteira no C6 ZR1 na última volta antes de eu ter que desligar tudo para sair.


C7 vs C7, aceleração mais forte, marchas mais altas e tempo mais baixo

Se o ZR1 bateria o tempo? Muitíssimo provável, ele é muito mais possante, mas o excesso de agressividade torna ele muito difícil de segurar, especialmente com pneus desportivos duros, sensação que não se tem com as mãos no C7. Se será um ótimo carro em futuras versões do Gran Turismo? Certamente. O C7 aposentará os antecessores, como o C6 deixou de joelhos o C5, que enterrou o C4, que tirou parte do brilho do C3, que acabou com o C2, que fez sumir o C1… nesse ponto a Chevrolet não brinca e é um ótimo carro, mesmo sendo um protótipo.

E assim testei o Corvette C7 Test Prototype no Gran Turismo 5.





2 comentários

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    É muito interessante, mesmo sendo uma versão normal no C7 por enquanto , ele chega em alguns momentos ser superior ao C6 ZR-1

    Comentário by VITOGRANTURISMO — 13 de junho de 2013 @ 23:41 PM



    […] em Indianápolis em relação aos outros Corvettes (C5 e os dois C6), teste que pode ser visto aqui e, posteriormente com o modelo final, […]

    Pingback by Blog RobsonB » Prévia Update 1.06 – GT6 — 7 de abril de 2014 @ 15:34 PM



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