• Falando da experiência pessoal com o GT e outros jogos de corrida!
  • Grupo de campeonatos e amigos de GT
  • Diário de um Piloto, vídeos diversos da série, veja como completar provas, como conseguir troféus e mais!


10 de junho de 2011

24 horas de Le Mans 2011 – etapas 1 e 2

Final de semana passado foi legal e este promete. Do sábado a tarde até o domingo (04-05/06) a tarde tivemos, o Guto e eu, a maratona de Le Mans no Gran Turismo 5. O último minuto da prova você vê no víde acima. Este final de semana (dias 11 e 12) estará acontecendo a prova de verdade das 24 horas de Le Mans. E, em paralelo a ela estaremos na nossa segunda etapa (das quatro que planejamos), com as 24 horas de Le Mans no circuito de La Sarthe do GT5, segunda etapa, no meu PS3. Ou seja, quando estivermos correndo no meu, será paralelo a prova real.

Jogando a simulação: regras

DSCN2537

A fim de tornar a simulação ainda mais divertida estamos seguindo os moldes originais de Le Mans. Embora inicialmente não tivesse tantas regras sobre a condução, até os anos 80 a corrida era feita com apenas 2 pilotos. Hoje as equipes são de 3. E só iremos passar as chaves (o controle) durante a parada de pit-stop, enquanto o carro é reabastecido (o que é permitido nos regulamentos de Le Mans). O jogo transcorre praticamente sem pause (somente janta e almoço, do contrário nossas esposas nos matam).

Respeitando o regulamento como pilotos, não podemos guiar mais do que quatro horas consecutivas, e um de nós não poderá correr mais do que 14 horas no total. Tanto neste sábado quanto no anterior, a corrida começa às 15 horas, respeitando o padrão da corrida. Infelizmente o sincronismo fica um pouco errático porque lá é verão e nós estamos no inverno. A corrida anoitece depois e amanhece antes na tela. Mas ainda assim é melhor sincronizar nosso tempo com o do jogo. Quando for madrugada no jogo, aqui também será, a noite a corrida será a noite, de dia será de dia.

A primeira etapa

DSCN2538
Começa assim, olhar sério, concentração total, nem vi tirar essa foto…

DSCN2546
… depois de algumas horas o resultado é esse. Baterias a 50% e diminuindo…

Correndo com o Audi R10 do Guto, foi uma corrida dura. Começou chovendo, isso durou até o entardecer. A noite a pista deixou o carro com comportamento muito estranho, enquanto que o segundo lugar, piloto A. Zhu, num C60 Courage Hybrid baixou durante a noite a média de 3m40s pra 3m30s (e permeneceu o restante da corrida com essa média), lutávamos para manter o carro a 3m25s. Depois de 12 horas de prova os dois Vipers, seguido pelos demais carros, começaram a correr no meio da pista e, com a nossa aproximação eles simplesmente jogavam o carro pra cima.

DSCN2564
…e o Guto pensou que escaparia… teria mais fotos se eu soubesse APERTAR o disparador :S
(essa foto já era a coisa de 16 horas de corrida já, deste ponto pra frente o cansaço foi o algoz)

As primeiras 12 horas nos permitiu abrir apenas 5 voltas sobre A. Zhu e 6 voltas sobre o terceiro colocado (um Bentley EXP Speed 8). O R10 que começou a prova com 703PP terminou em 693PP, com o marcador de óleo aceso.

Tive os dois momentos mais críticos da prova, já na manhã seguinte. O primeiro quando a BMW no traçado conseguiu se livrar de mim e não consegui ultrapassar ela nas duas chicanas juntas (que por sinal fazem parte das provas com o Skyline na carteira). O segundo foi um Viper que bateu no meu carro, me fazendo rodar e, quando o carro parecia sair do giro, essa mesma BMW deu uma segunda batida com toda velocidade na traseira do meu carro. O resultado foi alucinantemente rodoscópico. Jamais pensei que um carro pudesse girar tão rápido sobre si mesmo, fazendo zerinhos sem sair do lugar. Consegui também a volta mais baixa, com 3m14.347s.

DSCN2539
Madrugada mesmo… esta ponto luzes da pista apagam, fogos param, silêncio impera…

A alegria do tempo bom no amanhecer durou pouco, tão logo o sol parou de bater na cara (como aconteceu no entardecer), a chuva voltou. Foi assustador perder 2 voltas pro A. Zhu, que mantinha os mesmos 3m30s de média com chuva enquanto que eu troquei de pneus por de chuva, aumentando em 50s meu tempo, seguido duas voltas depois pelo intermediário e, mais duas voltas depois pelo de corrida macio. Estranhamente o carro conseguia manter os mesmos 3m30s na chuva com pneu macio. Porém, na chuva o pneu não esquentava de maneira alguma, o que dificultava as retomadas e frenagens, até eu ter a ideia de fazer como na F1, zigue-zagueando nas retas de leve pra forçar o aquecimento… deu resultado.

DSCN2547
Amanhecer em La Sarthe, demora 2 horas nesse passo entre o céu clarear e o sol sair…

DSCN2555
Hora de sol, ainda tímido, hora de pista um pouco molhada…

Nas últimas 4 horas de prova, pra relaxar, parou de chover e a pista estava ótima, com o ritmo dos demais caindo… fizemos mais voltas neles nessas horas que nas 20 anteriores quase. No vídeo narrei alguns destes fatos, com uma voz acabada. Felizmente nem o Guto e nem eu aparecemos no vídeo, pois segundo relatos, parecíamos zumbis……

DSCN2595
Flagra do Viper no meio da pista jogando pra cima do nosso Audi R10

Lembranças da primeira etapa

Ficam para registro o estado deplorável que o carro ficou após 24 horas de corrida:

DSCN2574
Detalhe pro amassão na esquerda, resultado de uma das muitas porradas que levamos

DSCN2576
O carro terminou a prova parecendo uma McLaren da F1, como bem observou o Guto

Pena que na garagem ele não fique assim… amassado.

A Segunda etapa

Mazda55b paulo cunha
Le Mans, 1991, Mazda 787B nº55 vencedor… 20 anos depois, estou guiando essa máquina no GT5!

No meu PS3 a corrida será comemorativa. Em 2011 a Mazda comemora o 20º aniversário da vitória em Le Mans com seu motor rotativo. Foi a última prova do 787B e de uma luta que durou mais de uma década e meia aperfeiçoando o carro. Infelizmente após a vitória o motor rotativo foi banido pelo regulamento e o 787B só fará, este ano, uma apresentação histórica. Pela primeira vez desde 1991 ele estará correndo em Le Mans, mas não competindo. Bom, não lá, pois aqui ele será nosso carro por 24 horas consecutivas. Já o deixei preparado na semana passada ainda.

A foto acima é real, de 1991, do Paulo Cunha nos comentários do Le Mans Portugal.

E naturalmente na próxima semana teremos um novo vídeo do final de mais esta etapa, um vídeo especial que estamos bolando para levar a vocês a sensação de passar 24 horas correndo, sem pausa…

Estratégia vitoriosa

Optamos por fazer um pit sem reabastecer, só pra trocar o pneu a cada 6 voltas e, nas 6 seguintes encher o tanque todo. Perigamos ficar sem combustível 2 vezes nessa, cada. Eu mesmo entrei no pit com o carro só no embalo… mas a estratégia se provou vencedora, na primeira parada perdiamos coisa de 35s sobre o tempo total, mas como tinhamos pneus melhores conseguiamos forçar um ritmo maior que o dos rivais. Como o IA estava guiando rápido e a máquina jogando os retardatários por cima, tiravamos a média dos dois pits na pista e abriamos volta quando o A. Zhu ia reabastecer. Por 20 horas foi isso que aconteceu…

As duas próximas (e últimas) etapas de 24 horas

Faltarão ainda duas corridas de 24 horas, a próxima etapa só acontecerá duas semanas depois, juntamente com a prova real de Nurbürgring, o chamado “Inferno Verde”. O maior problema para estas etapas está em conseguir um bom carro, que seja confortável. O Audi R10 em Le Mans não era o mais rápido, mas era consistênte e confortável. A confiabilidade de direção do carro superou o fato dos oponentes serem mais possantes, com velocidade final e aceleração maiores. Em Nur temos de achar um carro assim, mas que se sobressaia nas 3 seções de alta velocidade.

Levei 1 semana pra escrever isso…

Gostou? Compartilhe, tweet isto clicando aqui!



13 comentários

Faça seu comentário! »

    È dificil para mim comentar o que vivi e tão perfeitamente foi resumino nesta postagem!!! Só sei o seguinte! VAMOS PARA A PROXIMA!!! hauhauahau. Correr com o Robson foi a mais empolgante corrida que fiz no GT5. A proxima que achei que seria um pouco mais facil pela potencia do 787B da Mazda, ficou mais complicada com a atualização do GT5 1.10 onde o IA foi melhorada, mas vamos pro pega e ver o que dá!! Parabens Robson, o post ficou muito bom! Put pedal to the metal!!!

    Comentário by Guto — 10 de junho de 2011 @ 14:08 PM



    [...] Quer saber como foi a 1º etapa e o que promete para a proxima etapa das 24 horas de lemans que eu e o Robson fizemos no Grand Turismo 5. Clica aqui. [...]

    Pingback by Grand Turismo 5 | Gtech Informatica — 10 de junho de 2011 @ 17:15 PM



    Verdade… fiz umas voltas e pelo visto, no meu teste, embora o Mazda seja potente, a configuração dos carros é a mesma, o que indica que a peleja será a mesma…….

    Comentário by RobsonB — 11 de junho de 2011 @ 09:45 AM



    Cara parabens ……

    acabei de finaliza as 24h de le mans no B-spec com meu irmão estamso acabados tambem …. mas mto gratificante….

    corremos com o bentley speed 8 race car ´03, rodamos em media as voltas a 3min 30 seg a 3min 40 com pneu macio …..

    tivemso problemas tambem na madrugada onde choveu e perdemos mto tempo os pilotos só conseguiram dar a 1 volta no 2 colocado com quase 12 h de prova , mas depois da primeira ficou facil ….

    finalizamos com 13 voltas sobre o 2 colocado onde este era tambem outro bentley igual ao nosso e rodava em media a 5 a 10 seg mais lerdo e nas ultimas voltas era bem pior quase 30s mais lerdo…..

    é isso curti mto a ideia de voces pretendo fazer isso com meu irmão esse mes de correr as 24h do A-spec ….

    nos adicionem no jogo nosso login é Gollets_br e fabioreis ….

    retornem seria bem legal trocar conhecimento e ajustes dos carros com vcs abraços e parabens

    Comentário by Renan — 29 de junho de 2011 @ 11:22 AM



    O B-Spec eu fiz com o X2010.

    Continue acompanhando o blog se ama Gran Turismo, tem muita postagem aqui… ;)

    Bacana o relato, embora eu tenha achado o tempo um pouco alto. Como estão em 2, fazer o A-Spec é gratificante, recomendado. :)

    Comentário by RobsonB — 29 de junho de 2011 @ 14:20 PM



    [...] sazonais. O ano terminou incompleto, pois só fiz com o Guto a prova de 24h de Le Mans (duas vezes, no dele e no meu Play). Falta ainda as 24h no inferno verde. Pra 2012 virá a prova que falta. O jogo que [...]

    Pingback by Blog RobsonB » Fechamento de ano — 31 de dezembro de 2011 @ 15:44 PM



    [...] as provas de resistências será feita primeiro no A-Spec. Porém, para fazer essa prova, agora, diferente de LeMans, sozinho, usarei o recurso de salvar no pit-stop. Sem a possibilidade de suspender a prova, [...]

    Pingback by Blog RobsonB » 24h de Nürburgring no GT5 — 6 de fevereiro de 2012 @ 08:55 AM



    Galera, achei legal a postagem… Assim como vocês sou fanático por automobilismo e também estava lá acompanhando a câmera do AUDI E-TRON #1 às 0h30 pelo LE MANS LIVE no último dia 17 de Junho… Assisti ainda 17 horas de corrida…

    Mas indo ao que interessa, tenho um PS3 e o jogo GT5, atualmente disponho de level 24 e já possuo um Peugeot 908 HDI FAP, no entanto, pelo A-SPEC não encontrei as 24 horas de le mans…

    No GT4 me recordo, havia na modo endurance a possibilidade de correr as "24 hours of la sarthe"…

    De fato existe a possibilidade de correr as 24 HEURES DU MANS pelo GT5? valeu!

    Comentário by ARTHUR MAGALH&Atilde — 3 de julho de 2012 @ 19:04 PM



    Então Arthur, assim como no GT4, é preciso desbloquear as provas. No GT5 tu deve ter observado que é pelo lv que isso se dá. Assim que chegar no lv25 (o seu próximo) ele vai liberar o acesso a Série Resistência. Então as corridas só vão abrindo a medida que tu subir de lv.

    Para fazer as 24h de LeMans, que é a penultima da série, tu terá de estar no lv35 (tem algum chão pela frente).

    O que te recomendo é entrar online todos os dias, assim tu chega a 200% de XP e Cr, então faz as sazonais com esse XP dobrado… assim sobe de lv rápido. Quando chegar ao lv35, entre em LeMans com xp dobrado (vai dar um grande salto).

    Sobre o carro, arrisco que o seu 908 seja um dos melhores carros do jogo, talvez só não melhor que o Minolta (que vai ganhar na finaleira, antes de LeMans). Só recomendo carros mais "fracos" se quiser apimentar a direção. (mas não tão hard quanto eu na última prova, as 24h de Nur com o 2j). Boa corrida!

    Comentário by RobsonB — 4 de julho de 2012 @ 08:40 AM



    Valeu pela dica!!

    Rapaz achava que estava quase zerando esse jogo… kkkkkkk

    é algo com requintes de impossibilidade…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas fiquei feliz em saber que existe a possibilidade de correr…

    Abração e valeu pela resposta!

    Comentário by ARTHUR MAGALH&Atilde — 4 de julho de 2012 @ 16:37 PM



    Gran Turismo 5 se divide em 50% A-Spec (tu correndo) e 50% B-Spec (máquina correndo). O B-Spec dá alguns carros bacanas, alguma %, mas não rende nada pro A-Spec (e vice-versa). Você tem que chegar ao lv40 de ambos, correr com apenas 1 piloto B-Spec 450~500x (o ar da experiência), além de comprar os 1000 carros… :D

    É bastante jogo, pena que não tem tantas provas assim (muito menor que o GT4).

    Comentário by RobsonB — 5 de julho de 2012 @ 04:52 AM



    [...] mítico #91 ressurge como 2013 GT, esse mesmo #91 (ou o #51) que deram trabalho nas 24h de Le Mans no GT5. Não tem cara de viper, exceto por duas coisas: seus espelhos e o [...]

    Pingback by Blog RobsonB » Novo Dodge Viper 2013 — 30 de julho de 2012 @ 00:01 AM



    […] Gran Turismo 5, para mim, remonta também 2 coisas fundamentais que eu sempre senti falta em jogos de corrida, salvo uns poucos antes de 2010, que é a chuva, mesmo muito limitada pela capacidade de hardware do PS3, mas ainda assim muito bonita de se ver e jogar e, ainda mais fundamental, o ciclo dia/noite em algumas pistas, tornando as provas de 24 horas ótimas e o contexto das pistas muito menos estático e entediante. Foi por essas que com o amigo Augusto fechei as 24 horas de Le Mans 2x, antes de poder salvar no pit-stop, correndo 24 horas sem parar. […]

    Pingback by Blog RobsonB » #BestOfGT – Campanha do melhor de GT — 15 de outubro de 2013 @ 14:32 PM



Você pode seguir as respostas deste post pelo feed RSS 2.0
 

Acesse também:
Links do RobsonB
 
Baixe agora:
Portfolio do RobsonB
 
Site do RobsonB:
Site do RobsonB
 
Navegue pelo blog:
 
 
Nuvem de tags:
 
Comentários recentemente aprovados:
  • RobsonB: E já tem outro na lista! Hahah… super-esportivo na neve ou na terra… mas terei de achar um...
  • Vitor Correia: Bacana Robson, desafio aceito e missão cumprida, parabéns uma bela e ótima volta…
  • Ygor: Putz comprei o jogo e estou com a mesma situaçã ;o. Duas semanas tentando atualizar e nada…
  • Robson B Oliveira: Que que resta fazer… baixar e instalar um a um os updates. Viu que ele baixou o primeiro pacote, corta...
  • Rafael: Pessoal, Comprei um HD 500gb ( antigo era de 160gb ), Baixei do Site da SONY, instalei e iniciei o PS3 todo do ZERO....
  • RobsonB: Tá gravado. Resta editar. :D Como entrei em férias acabei me ocupando com outras coisas, mas estou...
  • RobsonB: Realmente eu não sei como ajudar nessa questão. É uma falha com a Polyphony mesmo. E o pior...
  •  
    Gostou do blog? Você pode curtir no Facebook:
     
    Falando do @GameOverRobsonB no twitter:

    Segue o RobsonB?
     
    PSN ID: R4-RobsonB
    PSN ID: R4-RobsonB
    clique ver mais detalhes do meu perfil na PSN