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25 de janeiro de 2011

Gran Turismo 4 vs Gran Turismo 5!

Estou jogando ambos… GT4 e GT5. Passei a porcentagem do GT4 (de uns 2 anos de jogo) no GT5 em menos de 2 meses… possuo hoje mais trofeus no GT5 que em qualquer outro game do PS3. Mas o quanto GT5 é melhor? Onde ele é melhor?

Bom, GT5 é definitivamente melhor que GT4. Ele tem pontos bons e ruins, claro, como qualquer sequência, diria que a entrada no jogo, no menu do GT4 ele é mais óbvio, a dispensa de apertar um botão enquato aguarda o início do jogo e a auto-entrada no modo GT favorecem para dizer que GT4 avança sobre o irmão mais recente. É bobice, mas é prático, você coloca o jogo e só aguarda chegar ao GT Mode, enquanto que no GT5 você precisa apertar 2x o X pra isso no momento certo…

Notei que o loading no GT4 (PS2 slim) demora muito menos tempo que no GT5 (PS3 também slim). Em alguns casos, como a entrada e saída de menus de corrida ou da casa, sequer tem loading no GT4, enquanto comem segundos adicionais no GT5. O loading antes das provas também é perceptível, duas vezes que cronometrei deu cravados 13s no GT4, enquanto que foi variável no GT5, mas mais longo que isso de longe…

Se o menu confuso, a lentidão de opções óbvias e o loading incomodam, qual o ponto alto de GT5? Física, luz e sombra, fumaça volumétrica, riscas de pneus, reflexos em vidros, interior dos carros premium, danos progressivos…

De tudo, a física é o maior destaque, me arrebatou do GT2 como melhor sensação de direção possível para o GT5, enquanto que no GT4 é meio duro com pneus mais inferiores. Digo física o fato do modo como o carro responde na pista, nos solavancos, nos desníveis do trecho, da resposta esperada ao sofrer impacto nos amortecedores… estes detalhes são muito melhores no GT5.

Os efeitos de luz e sombra são incríveis… mais até a luz que a sombra em si, já que é visto que essa segunda ainda precisa ser refinada ou rodar em um hardware mais possante. Mas a luz é charmosa… apesar de que com algumas limitações, rodar na chuva em Nurburgring alternando os faróis é quase uma brincadeira, especialmente na visão de cockpit. Mas você percebe que nem tudo responde tão bem aos faróis… outros carros não são iluminados (como no teste final da carteira super – GT5 1.0)… falha gravíssima, afinal, essa é a função majoritária das luzes…… mas onde ela se apresenta, ela encanta do mesmo modo!

A fumaça volumétrica é outro ponto surpreendente… em GT4 temos quase que animações sobre a fumaça, desinteressante e que não existe no asfalto… no GT5 a queima da borracha de pneus é exuberante, a poeira que segue o carro é iluminada pelas luzes do mesmo… e os reflexos são surpreendentes… especialmente no PhotoMode mesmo o cenário, onde há vidros, é enriquecedor aos olhos.

Mas tudo isso seria pó para o GT5 se acabasse aí. E aqui começam também os poréns… carros standard do GT5 são notoriamente modelos retrabalhados com texturas maiores, mas não muito retrabalhados… na verdade, a conversão deve ter tido poucas mudanças, só pra adequar o modelo para o novo jogo… não é difícil ver onde acaba a textura nos paralamas com um close mais afinado do PhotoMode… in-game, porém, o resultado é satisfatório na ampla maioria deles, um pouco superior ao que se tem no GT4 (rodo ambos em 1080i aqui). É surpreendente ver que o hardware mais simplório do PS2 e um jogo de 5 anos atrás sem atualização alguma faça um embate visual com o recém lançado para o console mais possante da Sony atualmente! Óbvio que o PS2 não possui o anti-aliasing e texturas grandes que o PS3 tem no GT5… mas se tivesse apenas um pouco mais de potência, era visto que o plus de 800 carros do GT5 seriam apenas a herança do GT4.

Há, porém, os carros premium do GT5… de brilhar aos olhos, de animar a alma e todos esses palavreados… guiar uma Lamborghini com a visão interna é incrível! E esse jogo de 200 carros é, sim, o que se esperava de GT5. Afinal, como no vídeo inicial desse post, sem isso, o jogo seria apenas um pouco melhor que GT4, mas não justificaria os anos de espera…

O sistema de níveis não foi tão novidade quanto se fala… a carteira sim, perdeu seu efeito de necessidade para ficar em segundo plano, mas pontos ganhos você já tinha no GT4. Por fim, olhe você mesmo e decida se o GT5, sem visão interna, é tão super e massante a ponto de tornar obsoleto o GT4.





5 comentários

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    então tudo bom Robson ? e que vc tem GT4 ou não e que eu e meu amigo estamos atras de Alguns amigos pra procurar gente pra tirar um Racha tipo Time Trial sabe ? então eu queria saber se vc quer fazer parte desse campeonato que fiz vc topa se topar e so dar um Toque e eu mando um Link do blog do meu Amigo Blz

    Comentário by Zack Kress Casimiro — 10 de maio de 2012 @ 10:18 AM



    😀

    (pelo tempo que estou sem jogar pra valer o GT4, vou levar um couro…..)

    Comentário by RobsonB — 15 de maio de 2012 @ 15:32 PM



    RSRSRS não é tão dificil assim os Desafios.

    Comentário by Zack — 1 de junho de 2012 @ 14:46 PM



    eu acho que o design de menu do gt4 e muito melhor que o gt5 o gt5 fico paradao, morto.

    e muito paia tb.

    eu esperava que eles mudassem o controle do carro nas curvas e nos freios mas fico a mesma merda paguei 100 conto no jogo e nao gostei -.-

    MAS KILLZONE E DA ORA!

    Comentário by Mineiro — 20 de outubro de 2012 @ 13:20 PM



    É… o do GT4 é uma evolução do que se tem nos GT1 e GT2, enquanto que o do GT5 é mais como o do GT3, tabeladinho. Foi bastante polêmico quando saiu e não agradou quase ninguém que jogue a série.

    Mas depois de um ano jogando você releva isso. Hoje com atualização 2.08 ele está melhor que antes. Não tem muito que peguei o volante G27 e posso lhe garantir que o GT5 só faz sentido quando se tem um bom para fazer valer a pena, pois no DualShock 3 há muita assistência e isso acaba atrapalhando o desafio do jogo. 😉

    Killzone é fabuloso. Tenho o 2 aqui e acho incrível, mais difícil que CoD, mas muito bom… 🙂

    Comentário by RobsonB — 20 de outubro de 2012 @ 15:58 PM



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